Biografia



     
Le Corbusier foi um grande arquiteto e urbanista do mundo moderno, com obras diferenciadas e com novos ideais, ele foi um dos idealizadores do significado da palavra “modernismo” nos âmbitos da arquitetura. Ele nasceu em La Chaux-de-Fond, na Suiça, em 6 de outubro de 1887.

Sempre defendeu o uso de materiais simples e do ‘standard’ nos projetos arquitetônicos. Ao Projetar, o arquiteto suíço introduziu diferentes linguagens, de maneira a sempre privilegiar a funçãodos ambientes, a habitação com forma de expressão social e o urbanismo como mecanismo de sobrevivência da sociedade.


Le Corbusier, após uma viagem para a Itália, formou uma nova percepção sobre a relação entre arquitetura e o indivíduo, e como eles interagem entre si. Dessa maneira, ele começou a questionar o motivo pelo qual as pessoas necessitavam de espaços tão grandes para morar. A partir desses conceitos, Corbusier propôs a “célula mínima”[1].

Em 1914, baseado nos conceitos arquitetônicos da casa mínima, Le Corbusier criou a Casa Don-ino(casa baseada em um jogo de Dominó),uma nova forma construtiva que era calcada no princípio do “empilhamento”, onde o projeto resumia-se em vigas e pilares, sendo que o restante, poderia ou não ser preenchido. Desta maneira, Le Corbusier possibilitou uma arquitetura independente do sistema construtivo.


            Assim sendo, após suas pesquisas e feitos, introduziu os Cinco Princípios Arquitetônicos que revolucionaram a época moderna e a própria arquitetura, tias princípios eram:

·         Planta Livre; maneira na qual, onde somente são projetados os pilares, e assim, a planta não precisa seguir a estrutura, tornando-a independente.
·         Teto – Terraço; Maneira na qual encontrou para tirar o telhado do ócio, de maneira que ele viesse conversar com os elementos da residência.
·         Pilotis; maior possiblidade de aumento da área útil da casa, maior uso dos pilares.
·         Esquadrias Livres; Maneira a qual foi encontrada para possibilitar uma visão ampla da paisagem externa, assim, havendo comunicação do externo com o interno.
·         Grandes Aberturas; Melhor aproveitamento da luz natural.

Também preocupado com a relação entre o habitante e o lugar de habitar, criou um sistema de medidas que deriva do corpo humano. Esta escala é resultado de estudos feitos a partir do caramujo e de suas relações métricas. É criado então o Sistema Modulador, onde o espaço arquitetônico é vinculado ao sistema de medidas que derivam do corpo humano e suas proporções.

           
 Em 1918, fixou-se definitivamnete em Paris e ,posteriormente, abre uma ateliê na cidade;

Em 1929, constrói a "Villa Savoye", em Poissy, que recentemente foi declarada monumento histórico;
Em 1933, redige a Carta de Atenas, na qual é apresentada como o principal parâmetro do urbanismo;
 De 1945 a 1950, realiza seu protótipo de unidade de habitação, em Marselha, a "Cidade Radios", à qual se seguirá a construção de duas outras unidadesem "Rezé-lès-Nantes'e em Berlim;
Nos anos seguintes, inicia a construção da capital administrativa de Chandigarh.


[1] Célula Mínima seria a menor casa possível, onde fossem atendidas todas as necessidades humanas.