História

   A Índia tornou-se independente da Inglaterra em 1947 e com o fim da era colonial indiana, o país passou a ter uma nova configuração territorial, onde o estado de Punjab foi repartido entre esse e o Paquistão, de maneira que, sua antiga capital ficou em solo paquistanês. Assim, iniciou-se a necessidade de obter-se uma nova capital regional, que deveria ser o símbolo da fé da nação no futuro e livre das tradições do passado e estar em um local adequado (não vulnerável militarmente, que tivesse água potável e que as condições climáticas fossem favoráveis).



  A Cidade deveria ser a imagem e o exemplo do que se tornaria a Índia após sua independência, mostrando suas mudanças sociais e econômicas. De maneira que, ela deixasse de transparecer a ideia de país agrícola e campestre, e começasse a mostrar suas bases industriais e modernas.
“O sitio escolhido é livre de todas as pré-existências de cidades antigas e antigas tradições. Que seja a primeira expressão da nossa criatividade fluida, na nossa conquista da liberdade. Que seja uma nova cidade simbólica da liberdade da Índia ligada as tradições do passado e expressão da fé no futuro da nação. A nova capital de Punjab vai ser chamada Chandigarh um nome simbólico do valente espírito dos Punjabis. Chandigarh esta certamente associado a deusa Chandi, poder." Jawharlal Nehru.
 
O Primeiro Ministro Jawharlal Nehru, idealizador da reconstituição da imagem indiana, convidou o Arquiteto Le Corbusier para fazer parte da equipe de planejamento da cidade, que ainda contaria com alguns arquitetos e especialistas como: Albert
Mayer, Nowicki Mateus, Pierre Jeanneret, Drew e Jane Maxwell Fry. Após várias divergências culturais e ideológicas, devido aos diferentes conceitos do ocidente e oriente e suas consequentes implicações políticas, Le Corbusier projetou o complexo do Capitólio, alguns edifícios no Complexo do Museu, bem como o símbolo da cidade, que representa a paz duradoura e da harmonia. A maneira como o monumento está posicionado na cidade, representa a direção do vento predominante.



“Ser moderno era ser novo, e ‘novo’ e ‘bom’, na semântica nehruviana, eram sinônimos.” Vikramaditya Prakas.
  A Cidade receberia o nome de Chandigarh, onde Chandi significa “deusa do
poder” e Garh significa “fortaleza”. Com tal concepção, ela foi criada não só para
ser um símbolo e capital regional do país, mas também para abrigar milhares de
refugiados que vinham de Punjab Oeste (Paquistão).